DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
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Disciplina: DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL
Carga Horária: 6 horas
Objetivo:
Disseminar os conceitos de Sustentabilidade alinhadas às Políticas Públicas Municipais de modo a se buscar equilíbrio de arrecadação com qualidade ambiental e equilíbrio social.
Programa:
• O cumprimento das Metas do Milênio
• A mobilidade urbana e o apoio às pessoas com deficiência
• As redes sociais e as Comissões Sociais
CENÁRIO ECONÔMICO E POLÍTICO PARA O BRASIL E O ESTADO DE SÃO PAULO
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Tema da palestra:
“Cenários Econômicos e Políticos para o Brasil e o Estado de São Paulo”
Conteúdo programático:
• Diagnóstico da situação econômica atual
• Avaliação do cenário político atual no Brasil
• Avaliação do cenário político no Estado de São Paulo
• Perspectivas econômicas e políticas para os próximos meses
• Papel do empresariado e da sociedade na construção da nova plataforma da cidadania
Duração:
• Tempo de palestra: 40 minutos
• Debate: 20 minutos
• Considerações gerais: 15 minutos
Total: 75 minutos
Curriculum:
• Presidente Executivo da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil
• Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial
• Vice Presidente da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade
• Coordenador Nacional do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
• Vice Presidente da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços
• Vice Presidente do Conselho da Organização Social e de Cultura APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte
• Membro do Conselho da CECOMERCIO – Centro do Comércio do Estado de São Paulo
• Membro do Conselho da BPW – Mulheres Profissionais de Negócios
• Membro do Conselho da ABPRH – Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos
• Palestrante renomado em temas sobre Gestão Estratégica, Responsabilidade Socioambiental e Inovação
• É professor convidado da Universidade de Belgrano (Buenos Aires, Argentina); Universidade École de France (Paris, França); Universidade Bocconi (Milão, Itália), New York University e University of Central Flórida (USA) para proferir palestras sobre Gestão Estratégica.
• Ocupou vários cargos públicos de relevância no Executivo Nacional, Estadual e Municipal
• Autor dos livros: “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência”, Ed.Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Ed.Senac; “Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade”, Ed.Senac (em andamento); "Olhos da Vida", Ed.Pensieri; e “Coleção Reino dos Sonhos”, Ed.CLA
• Lançou em setembro/2017 a 10ª edição do livro: “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Ed.Thomson/Meca, incluindo a nova Lei sobre Terceirização (14.429 – 31/03/2017) e a Lei da Reforma Trabalhista – CLT (13.467 – 13/07/2017);
• Foi Deputado Estadual (1995/1999).
• Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico da Estância de Atibaia (2013 a 2016).
• Prêmio ONU de Sustentabilidade/2012 (Rio+20) como um dos Líderes Sustentáveis Globais.
Lívio Giosa
Presidente
CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial
CURSO INTENSIVO DE SUSTENTABILIDADE
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CURSO INTENSIVO DE SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade é a palavra em voga no mundo empresarial, diante deste cenário, o Curso Intensivo de Sustentabilidade irá discutir os pilares da sustentabilidade de modo a identificar os processos de gestão existentes na organização – voltados para as práticas sociais, ambientais e econômicas.
Objetivos:
• Discutir os pilares da sustentabilidade e identificar seus processos de gestão nas organizações
Público-alvo:
• Profissionais das áreas de Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Recursos Humanos, Relações Institucionais das empresas;
• Profissionais de ONG’s em geral.
Conteúdo Programático:
• Sustentabilidade: uma visão além do nosso tempo:
• O triple bottom line + Gestão Corporativa:
• O governo e a sustentabilidade: como assumir uma nova postura de política pública:
• O olhar estratégico da sustentabilidade:
• A sustentabilidade gerando valor para a empresa:
• O marketing da sustentabilidade:
• O reconhecimento da sustentabilidade:
Palavras-chave: Sustentabilidade; Gestão corporativa; Triple bottom line.
Terceirização: uma Abordagem Estratégica Focada em Resultados
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Terceirização: uma Abordagem Estratégica Focada em Resultados
Estratégias e ferramentas relacionadas à Terceirização e suas aplicações em empresas e nas organizações públicas, segundo a nova legislação.
Apresentação
Cada vez mais, as práticas da Terceirização estão sendo utilizadas pelas organizações, tanto empresariais quanto nos órgãos públicos. Neste momento, a nova Lei da Terceirização acaba de ser aprovada definindo as responsabilidades de todos os envolvidos. Por isso, este encontro trará aos participantes abordagens estratégicas e atuais para aperfeiçoar a gestão da sua empresa ou organização social e pública.
Debateremos questões como:
• A Terceirização ainda é uma ferramenta moderna de gestão?
• Qual o Estado da Arte da Terceirização?
• Como aplicar um modelo inovador de Planejamento Estratégico específico para a gestão (interna e externa) de terceiros.
• Como minimizar os riscos?
• A nova Lei da Terceirização e os impactos no mercado.
Conteúdo Programático:
• Terceirização: a nova visão estratégica, com resultados;
• Plano Estratégico de Terceirização (PET) para empresas e organizações públicos;
• Compatibilizando a redução de custo com qualidade no processo de execução da prestação de serviços;
• O processo de contratação de serviços terceirizados;
• O contrato de prestação de serviços como instrumento formal de acompanhamento do processo de Terceirização;
• Como definir os critérios de contratação de uma empresa de prestação de serviços;
• A parceria eficaz: cumprindo o seu papel na prestação de serviços terceirizados;
• Como identificar os critérios de avaliação de desempenho das empresas na execução dos serviços contratados;
• A aplicação da Terceirização em serviços especializados;
• A visão gerencial e as novas bases legais da Terceirização - Lei 13.429 (31/03/2017) e Lei da Reforma Trabalhista – CLT 13.467 (13/07/2017).
• Estratégias de Terceirização, indicadores de desempenho, auditoria em contratos de serviços terceirizados;
• As vantagens e os fatores restritivos da Terceirização;
• Estudos de caso.
Curriculum
• Foi o introdutor do tema “Terceirização” no Brasil, em 1989/1990.
• Coordenador da “Pesquisa Nacional sobre Terceirização nas Empresas”, organizada pelo CENAM - Centro Nacional de Modernização Empresarial (6ª edição).
• Idealizou a Política Nacional do Setor Serviços (1993), como Secretário Geral do MICT – Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.
• Elaborou as alterações e as propostas finais do Enunciado 331, junto ao Tribunal Superior do Trabalho, em 1994 em Brasília ajustando, com isto, a contratação de serviços terceirizados pelo poder público.
• Colaborou tecnicamente junto ao Congresso Nacional, na Tramitação da Lei 13429/2017 recém aprovada.
• Como Presidente do CENAM - Centro Nacional de Modernização Empresarial, é correspondente na América Latina do O .I. - Outsourcing Institute, com sede em New York.
• É autor de inúmeros artigos sobre Terceirização (Revista Exame, Jornal Estadão, dentre outros), suas aplicações e conceitos.
• Autor dos livros: “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência”, Ed.Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Ed.Senac; “Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade”, Ed.Senac (em andamento); e "Olhos da Vida", Ed.Pensieri.
• Lançou a 10ª edição do livro: “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Ed.Meca, incluindo a nova Lei sobre Terceirização (14.429 – 31/03/2017) e a Lei da Reforma Trabalhista – CLT (13.467 – 13/07/2017);
• É professor convidado da Universidade de Belgrano (Buenos Aires, Argentina); Universidade École de France (Paris, França); Universidade Bocconi (Milão, Itália), New York University e University of Central Flórida (USA) para proferir palestras sobre Gestão Estratégica.
• É professor titular da FAAP no curso de Pós-Graduação: “Gerente de Cidades”, na cadeira Modernas Técnicas de Gestão e Terceirização”.
• Foi Deputado Estadual (1995/1999).
• É Presidente Executivo da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil
• É Presidente do Instituto da Terceirização
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
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Disciplina: DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL
Carga Horária: 6 horas
Objetivo:
Disseminar os conceitos de Sustentabilidade alinhadas às Políticas Públicas Municipais de modo a se buscar equilíbrio de arrecadação com qualidade ambiental e equilíbrio social.
Programa:
• O cumprimento das Metas do Milênio
• A mobilidade urbana e o apoio às pessoas com deficiência
• As redes sociais e as Comissões Sociais
Implantação de políticas de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade na Gestão dos Negócios
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1. Público-Alvo
Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em Sustentabilidade. Inclui Diretores, Gerentes, Supervisores e Chefes de planejamento, execução e controle de atividades relacionadas com Sustentabilidade, bem como profissionais atuantes nas áreas de Administração Geral, Educação, Saúde, Logística, Produção, Setor Público, Terceiro Setor etc.
2. Ementa
Responsabilidade Social: os valores da empresa ética e cidadã e a visão estratégica. As transformações da sociedade e do mundo. Os quatro pilares da Transformação. Conceito de Responsabilidade Social. A inteligência social repercutindo nas atitudes de vanguarda das empresas. Consumo Consciente. Cidadania empresarial e Terceiro Setor As relações das empresas com as ONG’s. Conceito de Sustentabilidade. Planejamento Estratégico da Responsabilidade Socioambiental e da Sustentabilidade. Impactos da Sustentabilidade na Gestão dos Negócios. Como desenvolver políticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos Negócios. A nova cultura sustentável.
3. Carga horária total
8 horas
4. Objetivos
A sustentabilidade é a palavra em voga no mundo empresarial, diante deste quadro discute-se os pilares da sustentabilidade de modo a identificar os processos de gestão existentes na empresa voltados para as práticas sociais, ambientais e econômicas.
5. Conteúdo programático
• Responsabilidade Social: os valores da empresa ética e cidadã e a visão estratégica.
• As transformações da sociedade e do mundo.
• Os quatro pilares da Transformação.
• Conceito de Responsabilidade Social Corporativa.
• A inteligência social repercutindo nas atitudes de vanguarda das empresas.
• Consumo Consciente.
• Cidadania empresarial e Terceiro Setor: as relações das empresas com as ONG’s.
• Conceito de Sustentabilidade.
• Planejamento Estratégico da Responsabilidade Socioambiental e da Sustentabilidade.
• Impactos da Sustentabilidade na Gestão dos Negócios.
• Gerando o comprometimento com a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social através das políticas.
• Como desenvolver políticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos Negócios.
• Disseminando a nova cultura sustentável internamente, através das políticas.
6. Metodologia / Estratégias de ensino
Exposição dialogada será o meio de comunicação usado, dando suporte aos debates, discussões e dinâmicas de grupo;
Estudos de caso, jogos e exercícios teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso.
7. Recursos utilizados
Computador, com data-show, quadro branco, pincéis atômicos e flip chart. De preferência, microfone sem fio ou microfone de lapela.
8. Currículo
Lívio Giosa: Consultor renomado e Sócio-Diretor da G,LM Assessoria Empresarial Ltda.; Administrador de Empresas com especialização em "Business Administration" pela New York University; Presidente do Instituto PNBE de Desenvolvimento Social; Vice-Presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil; Criador e Coordenador Geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Social; Diretor do Top Social; Coordenador da Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social nas Empresas; Idealizador do "Diálogos Sociais" (parceria da ADVB e o Jornal "Folha de S.Paulo"); Prof. Universitário nos Cursos de Graduação, Especialização e Pós-Graduação (USP, FAAP, FAESP e UNISA); Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização; Diretor Geral da FBM – Fundação Brasileira de Marketing; Autor dos Livros: “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Editora Thomson/ Mecca, 8ª edição; “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência, Editora Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Editora Senac e "Olhos da Vida", Editora Pensieri.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
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Carga Horária: 9 horas
Objetivo:
Desenvolver o conhecimento do gestor público sobre o “estado da arte”da aplicação dos conceitos e práticas de Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Sustentabilidade, de modo a definir políticas públicas baseadas, também, nas pressões da sociedade e das organizações internacionais.
Programa:
• Responsabilidade social: os valores da organização ética e cidadã, e a sua visão estratégica
• As mudanças da sociedade: da filantropia à Responsabilidade Social e à Sustentabilidade
• Ética e cidadania construindo os novos valores na sociedade e nas organizações
• As políticas públicas sociais e a participação das organizações na ação social-local
• O Plano Estratégico Social: como definir os valores da ação socialmente responsável
• Como viabilizar um programa de ação social:
• A SA 8.000 (ambiente interno)
• As relações com a comunidade (ambiente externo)
• Os voluntários-internos: motivando a alma da organização pública
• A visão da comunidade frente a Responsabilidade Social
• Como desenvolver Indicadores para os Projetos Sociais
• O marketing social avançando na valorização da imagem institucional
• As relações do poder público com as empresas e com as ONG’s: como garantir a metodologia dos programas sociais
• Balanço Social Público: comunicação oficial para a sociedade
• A Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social: novos paradigmas e resultados
Professor responsável: Prof. Lívio Giosa
Professores para o Módulo:
• Prof. Lívio Giosa
• Prof. Antonio Carlos Cassarro
• Prof. Augusto Roque
• Prof. Wallid Haddad
Bibliografia básica:
ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo, Editora Saraiva, 2002
KARKOTLI, Gilson; ARAGÃO, Sueli Duarte. Responsabilidade Social – uma contribuição à gestão transformadora das organizações. Petrópolis. Vozes, 2005
MIRANDA, Gabriela de Paula Cidade. Responsabilidade Social Corporativa e Marketing Social: uma reflexão para um novo tempo. Responsabilidade Social das empresas. São Paulo: Petrópolis, 2003
Bibliografia complementar:
ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de; WHITAKER, Maria do Carmo; RAMOS, José Maria Rodriguez. Fundamentos da ética empresarial e econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial. Rio de Janeiro, Qualitymark Editora, 1999.
BICALHO, Aline et al. Responsabilidade Social das Empresas e Comunicação. Responsabilidade Social das empresas. São Paulo: Petrópolis, 2003.
Lívio Giosa: Consultor renomado e Sócio-Diretor da Netcommerce Marketing e Eventos Ltda; Administrador de Empresas com especialização em "Business Administration" pela New York University; Presidente do Instituto PNBE de Desenvolvimento Social; Vice-Presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil; Criador e Coordenador Geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Social; Diretor do Top Social; Coordenador da Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social nas Empresas; Idealizador do "Diálogos Sociais" (parceria da ADVB e o Jornal "Folha de S.Paulo"); Prof. Universitário nos Cursos de Graduação, Especialização e Pós-Graduação (USP, FAAP, FAESP e UNISA); Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização; Diretor Geral da FBM – Fundação Brasileira de Marketing; Autor dos Livros: “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Editora Thomson/ Mecca, 8ª edição; “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência, Editora Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Editora Senac e "Olhos da Vida", Editora Pensieri. Ocupou vários cargos na administração pública, dentre eles: Diretor de Desenvolvimento do CEAGESP-SP; Diretor de Administração e Vice-Presidente da Eletropaulo; Secretário Nacional do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços; Membro do Conselho da Prodesp; Membro do Conselho da CESP; Foi introdutor, no Brasil, do Programa de Terceirização na Eletropaulo, como exemplo de aplicação do setor de energia; Foi idealizador do programa de políticas públicas do Setor de Serviços no Brasil; Foi Deputado Estadual por São Paulo e idealizador das Leis que criaram: o Simples Paulista, o Poupatempo, o Dia Estadual contra a Violência, o Banco do Povo Paulista, o Programa contra a venda e uso indiscriminado de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.
Responsabilidade Social e Sustentabilidade na Gestão Pública
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Qual o objetivo do curso?
A sustentabilidade é a palavra em voga no mundo empresarial e público. Diante deste quadro, discutem-se os pilares da sustentabilidade de modo a identificar os processos de gestão existentes nas organizações em geral e no ambiente público, voltados para as práticas sociais, ambientais e econômicas.
A quem se destina?
Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em sustentabilidade. Incluem dirigentes em cargos de chefia e direção de organismos públicos (executivo e legislativo), bem como Secretários Municipais, Coordenadores, Vereadores e Presidentes de Câmeras Municipais, Terceiro Setor etc.
O que você vai aprender?
1- Responsabilidade Social
- os valores da organização ética e cidadã
- visão estratégica
2- As transformações da sociedade e do mundo
3- Os quatro pilares da transformação
4- Conceito de Responsabilidade Social e suas aplicações
5- A inteligência social e a repercussão nas atitudes de vanguarda das atividades públicas
- Bolsa Social e as PPP’s Sociais
6- Consumo consciente
- conceito e exercícios
7- Cidadania empresarial e Terceiro Setor
- as relações virtuosas das empresas com as ONG´s e o poder público
8- Conceito de Sustentabilidade
9- Planejamento Estratégico da Responsabilidade socioambiental e da Sustentabilidade na ação pública
10- Impactos da Sustentabilidade na Gestão dos Municípios
11- Gerando o comprometimento com a sustentabilidade e a Responsabilidade Social através das políticas públicas
- o Município Sustentável
12- Aplicação, modelos, procedimentos e indicadores
13- Disseminando a nova cultura internamente, através dos agentes municipais sustentáveis
Docente
Lívio Giosa
- Administrador de Empresas com especialização em "Business Administration" pela New York University
- Consultor de Empresas e Sócio-Diretor da GLM Assessoria Empresarial S/C Ltda.
- Fundador e Presidente do CENAM - Centro Nacional de Modernização
- Coordenador do PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais
- Vice-Presidente da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil
- Coordenador Geral do IRES - Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental
- Secretário Executivo do COEP - Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida
- Vice-Presidente da ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade
- Professor Universitário dos cursos Pós-Graduação (FAAP, FGV, USP)
- É professor convidado da Universidade de Belgrano (Buenos Aires, Argentina); Universidade École de France (Paris, França); Universidade Bocconi (Milão, Itália), New York University e University of Central Flórida (USA);
- Presidente do Conselho do CNDA - Conselho Nacional de Defesa Ambiental - CNDA
- Membro do Conselho do Instituto São Paulo Contra a Violência
- Membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania
- Palestrante renomado e articulista do Jornal “Folha de S.Paulo”, Revista Exame, Revista
Prefeitos & Gestões
- Autor dos Livros: “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Editora Thomson/Meca, 9ª edição; “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência”, Editora Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Editora Senac; “Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade”, Editora Senac (em andamento); e "Olhos da Vida", Editora Pensieri
- Autor da Lei criando as APA’S (Áreas de Proteção Ambiental) e da Lei criando o Índice Paulista de Responsabilidade Social
- Homenageado com o Prêmio ONU/PNUMA de Sustentabilidade/2012 (Rio+20)como um dos dez maiores líderes em Sustentabilidade
- Exerceu o cargo de Deputado Estadual por São Paulo (1995/ 1998)
PALESTRA: TENDÊNCIAS DO MARKETING PARA O VAREJO
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*Prof. Lívio Giosa
• As transformações do mundo e a nova lógica empresarial
• Os novos paradigmas da administração no varejo e o papel do marketing
• O Planejamento Estratégico Mercadológico como fator alavancador dos negócios no Varejo
• Propriedades da Gestão de Talentos
• Qual é o jeito tradicional de conquistar, fidelizar e manter clientes?
• A Sustentabilidade e o consumidor consciente influenciando o marketing do varejo
• Os 4 P’s do Marketing Social voltados ao varejo
• As Grandes Sacadas de Marketing no Varejo
• As tendências do Marketing para o Varejo
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