Quem é Lívio Giosa ?
Açoes Profissionais Especificas
Entidades
Artigos
Livros
   
Artigos
Compromisso com o social.


No momento em que o país volta a enfrentar incertezas sobre o futuro imediato da economia, é positiva a constatação de que se amplia cada vez mais a procupação das empresas com ações sociais. Executivos de grandes multinacionais com atuação no Brasil estarão lançando hoje, em São Paulo, o braço brasileiro da United Way International, instituição não governamental surgida há mais de um século nos Estados Unidos com o objetivo de promover o voluntariado empresarial. A iniciativa coincide com a divulgação de pesquisa revelando que, cada vez mais, as corporações no Brasil consolidam um compromisso com a responsabilidade social.

Realizada pela ADVB, a Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social nas Empresas mostra que cerca de 90% das organizações consultadas exercem alguma atuação na área social. Ao contrário de países desenvolvidos, nos quais os portadores de deficiências físicas costumam merecer prioridade, no Brasil as atenções se voltam para crianças e adolescentes em áreas como saúde e educação. O aspecto positivo é que as ações das empresas em favor da comunidade deixaram de ser encaradas como filantropia. Passaram a ser vistas sob a ótica da responsabilidade social.

Certamente, a pretensão do setor privado não é substituir atribuições constitucionais de governo. Entre as dificuldades enfrentadas tanto pelo poder público como pela iniciativa privada no atendimento de demandas sociais, porém, há um espaço amplo que começa a ser preenchido por cidadãos e empresas compromissados com a redução das desigualdades sociais. Cada vez mais, as iniciativas empreendidas nessa área deixam de ser encaradas isoladamente ou de forma improvisada, assumindo aspectos profissionais que acabam proporcionando resultados mais eficazes para quem depende delas.

Nesse quadro são oportunas as decisões que visam a reforçar essas atuações, como a criação de mensurações específicas para facilitar sua evolução e a publicação do balanço social. Da mesma forma, é importante que cada vez mais as instituições oficiais de crédito levem em conta exigências como a de compromissos com um desenvolvimento sustentável nos projetos contemplados. Quanto mais se aprofundarem esses mecanismos, maiores tendem a ser os benefícios por parte de quem investe nessas ações e de quem se favorece diretamente delas.


glm@liviogiosa.com.br - Rua Groenlândia , 78 - Jardins - São Paulo - SP - CEP : 01434-000 - tel/fax : 11 3887-8485