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Fórum As Grandes Sacadas de Marketing


AS GRANDES SACADAS DE MARKETING


OBJETIVO E METODOLOGIA:


A idéia das “Grandes Sacadas” surgiu em 2003, numa percepção de que o mercado precisaria ter um espaço de apresentação das melhores estratégias de marketing das empresas que estão realmente fazendo a diferença no desenvolvimento da economia brasileira e com resultados concretos.


E estes objetivos se ampliam à medida que se busca também valorizar o profissional de marketing como o grande propulsor de mudanças pró-positivas para as organizações.


A metodologia, edição 2005, foi definida pelos técnicos do CENAM – Centro Nacional de Modernização , para atender esta 1ª edição e teve como princípios:



  • o período de análise: julho/2004 a junho/2005;

  • identificação das 15 categorias do mercado:


    • Bancos

    • Indústria de Bebidas

    • Indústria Automobilística

    • Aparelhos celulares

    • Telecomunicações

    • Exportação

    • Operadora de telefonia móvel

    • Varejo

    • Supermercado

    • Produtos de consumo

    • Saúde

    • Cartão de crédito

    • Empresa aérea

    • Construção Civil

    • Serviços em geral


  • identificação das 2 (duas) empresas que mais se destacaram em cada categoria acima citada.


As 2 (duas) empresas identificadas por categoria como destaque foram escolhidas segundo os critérios abaixo definidos:






        • avaliação do conteúdo de marketing e de sua interação com o mercado;

        • análise dos resultados alcançados, tendo em vista a estratégia e as campanhas criadas;

        • posição no market share e pontos positivos conquistados;

        • impactos na comercialização, nas campanhas apresentadas, no merchandising e junto ao mercado, originando assim uma “grande sacada”.





As empresas escolhidas por categoria foram, então, submetidas a uma pesquisa junto aos formadores de opinião, em um universo aproximado de 5.000 (cinco mil) nomes de profissionais e dirigentes de empresas em todo o país.


O resultado da pesquisa apontou a empresa vencedora por categoria.


As fontes consultadas, direta e indiretas, foram obtidas através de análise documental, entrevistas, análises setoriais e avaliação de matérias de conhecimento público divulgadas em revistas e jornais especializados.


Para cada item avaliado foi definida uma pontuação com pesos específicos. A somatória desta pontuação consagrou as melhores empresas por categoria.


O maior número de pontos conquistados revelou as 10 (dez) empresas cujos conteúdos estratégicos de cada case estão definidos no Manual “As Grandes Sacadas de Marketing”.


A realização de um “Fórum” para a apresentação dos cases foi o momento de consagração das empresas, que receberam ainda, como reconhecimento, um troféu especial e uma placa ao profissional responsável.


Neste Fórum serão apresentadas as tendências de Marketing para os dois próximos anos, além de depoimentos especiais e referências a temas relevantes feitos por profissionais reconhecidos e de destaque na área de Marketing.

Lívio Giosa é o criador organizador do evento.

glm@liviogiosa.com.br - Rua Groenlândia , 78 - Jardins - São Paulo - SP - CEP : 01434-000 - tel/fax : 11 3887-8485