Quem é Lívio Giosa ?
Açoes Profissionais Especificas
Entidades
Artigos
Livros
   
Projetos e Eventos
Top Social


Lívio Giosa, vice-presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil é o criador e diretor do Top Social que tem por objetivo a divulgação da exemplaridade das organizações na prática de ações socialmente responsáveis em âmbito nacional, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) criou em 1998 o Prêmio TOP SOCIAL.

A premiação e os projetos escolhidos são frutos da qualidade de cada programa apresentado, que se enquadram no Regulamento do prêmio e que têm como resultado a inclusão social. Esse crescimento é significativo, pois cada vez mais o prêmio está valorizando a inclusão social, ou seja, o resultado dos projetos encaminhados pelas empresas. Hoje há a oportunidade de desenvolver um conteúdo significativo em todo o Brasil. Este prêmio envolve empresas em nível nacional.

Em todas as edições dos prêmios, a ADVB também homenageia como Destaque Social, entidades que tenham se destacado ao longo do período, na prática de ações que tenham sido reconhecidas pela sociedade pelo seu impacto e transformação. Outro prêmio concedido pelo Top Social é o Hors-Concours, no qual os conselheiros da ADVB escolhem a empresa/ organização que apresenta um diferencial em relação as ações sociais e éticas.

Na edição 2005, foram premiados 31 projetos de empresas como: Aché Laboratórios, Fundação Itaú Social, Phillips do Brasil, AlphaVille Urbanismo, Petrobrás entre outras.


Veja a relação completa no site: www.advbfbm.org.br


Dia de Fazer a Diferença Brasil


É o maior evento de mobilização para ações sociais simultâneas do mundo, com a participação de mais de três milhões de voluntários. É um dia no ano em que o mundo se une para realizar ações sociais e melhorar a vida das pessoas que mais necessitam de ajuda, realizando milhares de projetos em centenas de cidades.

O Dia de Fazer a Diferença surgiu em 1992 nos Estados Unidos através do jornal USA Weekend em parceria com o Points of Light Foundation, maior organização voltada ao voluntariado do mundo. No Brasil, desde 1999, já foram mobilizados cerca de 1 milhão de voluntários em mais de 300 cidades.

A SIFE Brasil é a organização que trouxe o Dia de Fazer a Diferença para o Brasil. Trata-se de uma das organizações sem fins lucrativos de maior crescimento em nível mundial e foi fundada nos Estados Unidos, em 1975. Atualmente, mais de 1.200 equipes SIFE atuam em 31 países, difundindo aos alunos de universidades os benefícios da livre iniciativa, da tática nos negócios, do empreendedorismo e da responsabilidade social, beneficiando 3,5 milhões de pessoas e formando executivos com capacidade de liderança, comunicação e trabalho em equipe. Mais de 100 empresas da Fortune 500 apóiam a SIFE Global.
Em 2004, o Dia de Fazer a Diferença formou uma parceria com a FENADVB e com o IRES - Instituto ADVB de Responsabilidade Social, com o objetivo de fortalecer ainda mais sua atuação junto às empresas, no sentido de dar ao projeto maior visibilidade e dimensão nacional.
Empresas como Folha de São Paulo, SBT, Grupo Accor, Ticket Serviços, Golden Cross, KPMG, BIC, M.Officer, KLM, entre outras, bem como importantes ONGs, como a Fundação Gol de Letra, a União dos Escoteiros do Brasil e Rotaract já participaram do Dia de Fazer a Diferença, no Brasil.
Em 2004, o Dia de Fazer a Diferença será em 28 de novembro, domingo. A FENADVB – Federação Nacional das Associações de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil está liderando a mobilização em nível nacional em parceria com grandes organizações nacionais e internacionais.

Lívio Giosa é um dos Coordenadores do evento, junto com João Francisco Carvalho Pinto dos Santos e Magdiel Unglab

Para saber mais sobre o Dia de Fazer a Diferença no Mundo, acesse:
www.makeadifferenceday.com
www.fazendoadiferenca.com.br

Fórum As Grandes Sacadas de Marketing


AS GRANDES SACADAS DE MARKETING


OBJETIVO E METODOLOGIA:


A idéia das “Grandes Sacadas” surgiu em 2003, numa percepção de que o mercado precisaria ter um espaço de apresentação das melhores estratégias de marketing das empresas que estão realmente fazendo a diferença no desenvolvimento da economia brasileira e com resultados concretos.


E estes objetivos se ampliam à medida que se busca também valorizar o profissional de marketing como o grande propulsor de mudanças pró-positivas para as organizações.


A metodologia, edição 2005, foi definida pelos técnicos do CENAM – Centro Nacional de Modernização , para atender esta 1ª edição e teve como princípios:



  • o período de análise: julho/2004 a junho/2005;

  • identificação das 15 categorias do mercado:


    • Bancos

    • Indústria de Bebidas

    • Indústria Automobilística

    • Aparelhos celulares

    • Telecomunicações

    • Exportação

    • Operadora de telefonia móvel

    • Varejo

    • Supermercado

    • Produtos de consumo

    • Saúde

    • Cartão de crédito

    • Empresa aérea

    • Construção Civil

    • Serviços em geral


  • identificação das 2 (duas) empresas que mais se destacaram em cada categoria acima citada.


As 2 (duas) empresas identificadas por categoria como destaque foram escolhidas segundo os critérios abaixo definidos:






        • avaliação do conteúdo de marketing e de sua interação com o mercado;

        • análise dos resultados alcançados, tendo em vista a estratégia e as campanhas criadas;

        • posição no market share e pontos positivos conquistados;

        • impactos na comercialização, nas campanhas apresentadas, no merchandising e junto ao mercado, originando assim uma “grande sacada”.





As empresas escolhidas por categoria foram, então, submetidas a uma pesquisa junto aos formadores de opinião, em um universo aproximado de 5.000 (cinco mil) nomes de profissionais e dirigentes de empresas em todo o país.


O resultado da pesquisa apontou a empresa vencedora por categoria.


As fontes consultadas, direta e indiretas, foram obtidas através de análise documental, entrevistas, análises setoriais e avaliação de matérias de conhecimento público divulgadas em revistas e jornais especializados.


Para cada item avaliado foi definida uma pontuação com pesos específicos. A somatória desta pontuação consagrou as melhores empresas por categoria.


O maior número de pontos conquistados revelou as 10 (dez) empresas cujos conteúdos estratégicos de cada case estão definidos no Manual “As Grandes Sacadas de Marketing”.


A realização de um “Fórum” para a apresentação dos cases foi o momento de consagração das empresas, que receberam ainda, como reconhecimento, um troféu especial e uma placa ao profissional responsável.


Neste Fórum serão apresentadas as tendências de Marketing para os dois próximos anos, além de depoimentos especiais e referências a temas relevantes feitos por profissionais reconhecidos e de destaque na área de Marketing.

Lívio Giosa é o criador organizador do evento.

Bixiga Beer


BIXIGA BEER – UMA CELEBRAÇÃO


8 – 9 – 10 ABRIL DE 2005
Bairro do Bixiga – São Paulo – Brasil
A mais sofisticada Festa da Cerveja do país vai acontecer pela primeira vez em São Paulo. Celebre e deguste todos os tipos de cerveja num ambiente diferenciado e popular.

As melhores cervejas nacionais e estrangeiras


Os mestres cervejeiros
Os formadores de opinião
A imprensa
O público
Todos juntos vão fazer a primeira edição que deverá se tornar uma das maiores atrações para os paulistanos e turistas na Cidade de São Paulo.

APOIO:
Anhembi Turismo
São Paulo Convention & Visitors Bureau
ABIH – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira
Associação Paulista Viva
FENACTUR – Federação Nacional do Turismo
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo do Estado de São Paulo
Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Departamento de Turismo

Associação Viva o Centro


Associação Comercial de São Paulo
Secretaria da Cultura do Município de São Paulo
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
SEBRAE
EMBRATUR
O São Paulo Convention & Visitors Bureau coloca a região do Bixiga como o melhor produto de São Paulo, para ajudar a fazer com que os 6,5 milhões de turistas de negócios fiquem mais 24 ou 48 horas na cidade.
Com um gasto diário de U$ 170 dólares dos turistas de negócio, se por mais um dia único dia, estes turistas permanecerem na cidade o valor chegaria a U$1.105 bilhões de dólares/ano, o que pode representar um volume de recursos fantásticos para a cidade. Basta fazer contas e ver o volume de empresas e de pessoas que se beneficiam.
Com 11.200 assentos de teatro, de excelente qualidade, com destaque para o Teatro Abril, Sérgio Cardoso, Maria Della Costa, Imprensa, entre vários outros não menos importante, o conjunto gastronômico de comidas italianas, pizzarias famosas, carnes fantásticas, padarias que atraem gente de todos os cantos, o Bixiga está pronto para reiniciar o caminho, que as maiores cidades do mundo já fizeram, com sucesso.
O único lugar ou bairro capaz de contar histórias da cidade e da boemia, o Bixiga, está no caminho para ser o maior Projeto de Revitalização Urbana da América do Sul.
O Bixiga Beer é um dos mais importantes projetos de atração e de chamada de atenção para o bairro.
O cuidado estético e o padrão de excelência do evento serão o ponto de partida de como o Bixiga deverá ficar. A sociedade de consumo, cada dia mais exigente, vai assistir um programa de revitalização, que devolverá o orgulho a todos que recebem turistas em nossa cidade. 
Buenos Aires, no auge de sua crise financeira, recuperou o Bairro de Palermo, que agora é chamado de Palermo Viejo, Palermo Soho e Palermo Hollywood, assim como o Rio de Janeiro, num plano de marketing bom elaborado, está atraindo milhares de turista, com segurança, para o Rio Lapa, perto dos Arcos da Lapa.


As cervejas mais saborosas, exóticas, diferentes deverão ser servidas, com as aulas dos mestres cervejeiros, defendendo suas criações, assim como os grandes chefes de cozinha falam dos seus pratos ou os melhores enólogos, dos melhores vinhos.
O objetivo é encantar e conquistar muito mais do que bebedores, mas sim apreciadores do lúpulo e toda a arte milenar das cervejas.
O Bixiga Beer vai se tornar, por 3 dias, a capital da cerveja nos trópicos, a exemplo das realizações na velha Europa.
O Bixiga, a Cidade de São Paulo e as entidades de apoio vão estar unidas, de uma maneira agradável e alegre, para fazer de São Paulo uma cidade mais humana e descontraída, do jeito que todo paulistano gostará que ela fique.

PROGRAMAÇÃO :



















PERÍODO: 08 a 10 de abril de 2005

HORÁRIO: das 19:00 às 23:00 horas (6ª feira e sábado)
das 13:00 às 22:00 (domingo)

LOCALIZAÇÃO: Rua 13 de Maio e Praça Dom Orione

REALIZAÇÃO: ONG SARACURA DO BIXIGA
ORGANIZAÇÃO: Netcommerce Marketing e Eventos
Véritas Eventos
CONTATO COMERCIAL :
Netcommerce Marketing e Eventos

Rua Groenlândia, 78 – Jardins – SP/ SP
Telefax.: (11) 3887 8485/ (11) 3889 0942
Email: netcommerce@liviogiosa.com.br
 


Lívio Giosa é o criador e organizador do evento.

O Fórum Nacional de Cidadania Empresarial


O Fórum Nacional de Cidadania Empresarial é uma parceria com o Instituto de Marketing, através do seu Departamento de Estudos Sociais e tem o apoio institucional do IPEA/Ministério do Planejamento e do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Social.


A participação das empresas, neste evento, é feita através da apresentação de case ou palestra, e fazem parte dos painéis de debates, da expo-social e recebem o Troféu Empresa-Cidadã. O case ou palestra deve versar exclusivamente sobre ações de responsabilidade social.


OBJETIVOS PRINCIPAIS DO EVENTO

  • Estimular a troca de informações sobre Gestões de Responsabilidade Social.

  • Incentivar as empresas com experiência em Gestão Social a divulgarem as suas práticas, visando sensibilizar e contribuir com as empresas que ainda não possuem experiência em Responsabilidade Social.
  • Discutir temas socialmente emergentes, assim como, novos modelos de Gestão Social.
  • Harmonizar a implantação de uma Gestão Social dentro da realidade de cada empresa.
  • Elaborar um Balanço de Atividades Sociais, a partir das apresentações neste evento, e distribuí-lo nacionalmente, além de entregá-lo oficialmente ao Governo Federal.
  • Conscientizar de que ao abraçarmos a causa social estaremos contribuindo para a Construção de um Novo Brasil.


FORMATAÇÃO DO EVENTO

  • São selecionadas e convidadas empresas para apresentem case ou palestra, versando exclusivamente sobre o tema do evento, participando de debates, respondendo perguntas do público, participando da expo-social, afixando seu banner no local do evento com a impressão da logomarca no folder e o recebimento do Troféu Empresa-Cidadã.
  • Confirmada a presença da empresa, a mesma deve nos enviar a síntese curricular e foto do apresentador do case ou palestra, como também a sua logomarca e foto de algum trabalho social e título do case ou palestra para ilustrarem os folders e cartazes.
  • Somente após o fechamento do grupo de empresas participantes é divulgamos a programação oficial do evento, palestrantes e conferencistas.
  • Estudantes, comprovadamente carentes, e portadores de deficiência terão a inscrição franqueada, limitada a 10% do público total.
  • Por ser um evento auto-sustentável, esperamos contar com o apoio das empresas apresentadoras de cases/palestras, adquirindo um pacote de inscrições para serem distribuídas entre parceiros, ONG’S, clientes, empregados, imprensa, estudantes, etc. Cada inscrição custa R$ 200,00 (Duzentos reais).


ALGUMAS ORGANIZAÇÕES QUE PARTICIPARAM DAS DOZE EDIÇÕES DO FÓRUM NACIONAL DE CIDADANIA EMPRESARIAL E PRIMEIRO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, PROMOVIDOS PELO INSTITUTO DE MARKETING, ATRAVÉS DO SEU DEPARTAMENTO DE ESTUDOS SOCIAIS:

UNESCO, FIA//USP, FGV/ISAE, MACKENZIE, FAAP, FECAP, UNIMONTE, UBEE-UNBEC-MARISTA, AGERBA/ANEEL, ALPHAVILLE, AVON, ELETRONORTE, FIOCRUZ, BNDES, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, REAL ABN AMRO, SEBRAE, IPEA, BANCO DO BRASIL, BANCO DO NORDESTE, COCA-COLA, IBM, DOW QUÍMICA, SERASA, INSTITUTO PÃO DE AÇÚCAR, AMIL, SOBLOCO, ODEBRECHT, BANCO NOSSA CAIXA, IMERYS, BANCORBRAS, SABESP, ALBRAS, LAMSA, INSTITUTO SOUZA CRUZ, BRASKEM, CETREL, ADVB, AMCHAM, CIEE, ECT, CRA, CFA, ABRH, MRN, MABEL, VIVO, VALE DO RIO DOCE, INSTITUTO TELEMAR, INSTITUTO TELEMIG, TIM, LATASA, TELEFÔNICA, ERICSSON, POLITEC, BANESE, TRANSMISSÃO PAULISTA, POLIBRASIL, V&M DO BRASIL, INSTITUTO HABILITARE, FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ, BAHIAGÁS, ACHÉ, AÇOMINAS, PETROBRÁS, O BOTICÁRIO, CPTM, SAMARCO, SUZANO, COSIPA, EMBRACO, TICKET, VOLVO, BRASIL TELECOM, GLOBAL TELECOM, VARIG, COPEL, CHESF, CEB, COELBA, ELETRONUCLEAR, EMBASA, SERCOMTEL, CELEPAR, FIAT, PERDIGÃO, CALÇADOS BIBI, AGRIBAHIA, PARÁ PIGMENTOS, HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, UNIMED, CELPA, MULTIBRÁS, CAPEMI, LABACLEN, PORMADE, AMAZÔNIA CELULAR, ANTROPOSPHERA, CARAIBA METAIS, FUNDAÇÃO BELGO, UCAR, MILLENNIUM CHEMICALS, ALUNORTE, BANKBOSTON, BANCO RURAL, BANDEIRANTE ENERGIA, ULTRAGAZ, CAMED, CET-SP, DENTALCORP, CRUZ OLIVEIRA MÂNICA, EMBRAPA, EMBRATEL, ESTAPAR, HSBC, INSTITUTO RPC, ITAU SOCIAL, FUNDAÇÃO REZENDE BARBOSA, ONG MORADIA E CIDADANIA (CEF), RM SISTEMAS, SAMCIL, SESC, SHELL, TRIBUNAL DE JUSTIÇA-DF, XEROX e KLABIN.




Lívio Giosa é o cordenador deste Fórum em São Paulo

Modernil Remédio


Específico para o combate ao conservadorismo e fundamental para o tratamento empresarial quanto ao emprego das modernas práticas de gestão.

È um produto criado e patenteado pelo CENAM – Centro Nacional de Modernização, e comercializado através de empresas modernas.

É mais que um remédio. É um possante meio de estímulo às práticas modernas de gestão e foi produzido por uma equipe especializada em mudanças, com resultados positivos comprovados em todo o mundo, em 100% das aplicações.

Não contém contra-indicações e ajuda a aumentar a produtividade e melhorar a performance global da empresa.

Lívio Giosa e Rafael Abud foram inventores do Modernil .

Fórum das Américas


FÓRUM PERMANENTE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS AMÉRICAS

Entidades envolvidas

  • IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Social
  • Instituto PNBE de Desenvolvimento Social
  • Fórum de Líderes Sociais

Apoio Institucional

  • Gazeta Mercantil
  • Jornal do Brasil
  • Revista Forbes Brasil

Produtos

  • Almoços com autoridades para debater o tema
  • Encontros institucionais (Lisboa e New York)
  • Publicação semestral
  • Site
  • Direitos das empresas associadas:
  • Publicação semestral
  • Tarifas especiais para os integrantes do Fórum em todas as suas atividades
  • Conteúdo especial no site
  • Tabelas especiais (anúncios/ banners)
  • Macro Cronograma de Atividades:

Atividades

Mês

  • Almoço com debates
  • Abril, Junho, Agosto, Novembro
  • Encontros internacionais
  • Maio-Lisboa
  • Outubro-New York
  • Publicação
  • Julho e Dezembro
  • Site
  • Entrar no ar em Abril
  • Coordenação
  • Profº Lívio Giosa

Evento

  • Encontro Internacional sobre Responsabilidade Social
  • Apoio :
  • BID
  • ONU
  • Brasil Foundation
  • Revista Forbes
  • Local : Sede da ONU – New York
  • Data prevista : Outubro/ 2005
  • Temário :
      • As políticas públicas mundiais para garantir sustentabilidade
      • A visão da Responsabilidade Social nos países desenvolvidos
      • O novo olhar macroeconômico construindo a igualdade social
      • Exemplos de aplicação de ações socialmente responsáveis no Brasil, nos USA e na Europa
      • O papel da mídia na difusão da ética, da transparência e da Responsabilidade Social Corporativa
      • Tendências da aplicação de programas socialmente responsáveis
  • Inscrição :
      • Associado (por profissional inscrito): U$ 300,
      • Não Associado (por profissional inscrito): U$ 800,


UNIMPE - UNIVERSIDADE DA MICRO E PEQUENA EMPRESA


UNIVERSIDADE DA MICRO E PEQUENA EMPRESA



Organizador: Prof. Lívio Giosa

Conteúdo Programático


  • Gestão Empresarial

  • Empreendedorismo

  • Planejamento Estratégico

  • Marketing e Relacionamento Comercial

  • Vendas

  • Logística

  • Valores Humanos

  • Comércio Exterior

  • Práticas de comércio/ indústria/ serviços

  • Ética e Responsabilidade Social

  • Liderança

  • Sistemas de Informação

  • Sistemas de custos

  • Relatórios Financeiros

  • Legislação Tributária


Módulos Específicos:


  • Junta Comercial e Problemas Legais

  • Financiamentos (CEF/BB/Banco do Povo/BNDES)

  • Associativismo

  • Ferramentas:




    • Terceirização

    • BSC

    • Cartão Fidelidade




  • Código de Defesa do Consumidor

  • Feiras e exposições


Itens de Destaque do Curso:


  • Biblioteca Específica



  • Consultoria durante o Curso

  • Palestras

  • Clube das MPE’s – Cartão Afinidade


Parcerias:


  • Sebrae

  • FIESP

  • SIMPI

  • PNBE

  • Associação Comercial

  • Federação do Comércio

  • FESESP


Apoio da Mídia

  • Jornal “O Estado de São Paulo”

  • Revista Exame

  • Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios

  • Revista Você S.A.


Patrocínio/ Apoio:



    • IBM/Itautec

    • Microsiga

    • Kalunga

    • Seguradora

    • Editora




PRÊMIO DE CIDADANIA - PNBE


O Prêmio de Cidadania é uma homenagem do PNBE-Pensamento Nacional das Bases Empresariais, a iniciativas de cidadãos, empresários, entidades e jornalistas que se destacam na luta pela cidadania em nosso país e que sirvam de exemplo para um Brasil que Queremos nos 200 anos da Independência.

Contamos com sua presença na homenagem aos ganhadores.

O Educador:
Gabriel Chalita

O Ambientalista:
Aziz Ab´Saber

A Empreendedora Social:
Milú Villela
A Jornalista:
Izilda Alves

O Empresário:
Antônio Ermírio de Moraes

A Cidadã:
D. Vitória (que filmou a ação dos bandidos no RJ)

Menção Honrosa:
Francisco Whitaker

Prêmio Especial Brasil 2022
Instituição Beneficente Israelita Ten Yad



Solenidade de premiação, seguida de coquetel:

Dia 1 de dezembro, às 19h30

Local:
Auditório da Sede Serasa
Al.dos Quinimuras, 187 - Planalto Paulista
(travessa da Av. Indianopolis, nº 2.500)
manobristas no local.

RSVP. (11) 3284-8687



Comissão Julgadora:

PNBE
Elaine Saad
Helio Cerqueira Jr
Lívio Giosa (coordenador do Prêmio)
Percival Maricato
Ronald Carvalho

Sociedade Civil
Cláudio Conz
(Presidente da Associação Minha Rua Minha Casa)
Elcio Anibal de Lucca
(Presidente Serasa)

Dr. Jayme Vita Roso
(Advogado e Ambientalista)

Dr. José Renato Nalini
(Desembargador do Tribunal de Justiça Criminal)

Marcos Massukado
(Diretor do Unibanco)

Miguel Ignatios
(Presidente da FENADVB)

glm@liviogiosa.com.br - Rua Groenlândia , 78 - Jardins - São Paulo - SP - CEP : 01434-000 - tel/fax : 11 3887-8485