LÍVIO GIOSA

LÍVIO GIOSA

Lívio Giosa é autor e Coordenador de

todos estes Fóruns e Cursos

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

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Disciplina: DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL

 

 

Carga Horária: 6 horas

 

Objetivo:

 

Disseminar os conceitos de Sustentabilidade alinhadas às Políticas Públicas Municipais de modo a se buscar equilíbrio de arrecadação com qualidade ambiental e equilíbrio social.

 

Programa:

 

  •  Conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Local Sustentável
  •  A visão urbana do Desenvolvimento Local Sustentável:

 • O cumprimento das Metas do Milênio

 • A mobilidade urbana e o apoio às pessoas com deficiência

 • As redes sociais e as Comissões Sociais

  •  As políticas públicas gerando o conceito de “município sustentável”
  •  O tripé sustentável e as alianças estratégicas: poder público, iniciativa privada e       Organizações Não Governamentais (ONG’s)
  •  Indicadores de Sustentabilidade municipais
  •  Os 10 (dez) princípios que norteiam o Desenvolvimento Local Sustentável

 

 

CENÁRIO ECONÔMICO E POLÍTICO PARA O BRASIL E O ESTADO DE SÃO PAULO

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Tema da palestra:

“Cenários Econômicos e Políticos para o Brasil e o Estado de São Paulo”

 

Conteúdo programático:

• Diagnóstico da situação econômica atual

• Avaliação do cenário político atual no Brasil

• Avaliação do cenário político no Estado de São Paulo

• Perspectivas econômicas e políticas para os próximos meses

• Papel do empresariado e da sociedade na construção da nova plataforma da cidadania

 

Duração:

• Tempo de palestra: 40 minutos

• Debate: 20 minutos

• Considerações gerais: 15 minutos

Total: 75 minutos

 

Curriculum:

• Presidente Executivo da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil

• Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial

• Vice Presidente da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade

• Coordenador Nacional do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

• Vice Presidente da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços

• Vice Presidente do Conselho da Organização Social e de Cultura APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte

• Membro do Conselho da CECOMERCIO – Centro do Comércio do Estado de São Paulo

• Membro do Conselho da BPW – Mulheres Profissionais de Negócios

• Membro do Conselho da ABPRH – Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos

• Palestrante renomado em temas sobre Gestão Estratégica, Responsabilidade Socioambiental e Inovação

• É professor convidado da Universidade de Belgrano (Buenos Aires, Argentina); Universidade École de France (Paris, França); Universidade Bocconi (Milão, Itália), New York University e University of Central Flórida (USA) para proferir palestras sobre Gestão Estratégica.

• Ocupou vários cargos públicos de relevância no Executivo Nacional, Estadual e Municipal

• Autor dos livros: “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência”, Ed.Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Ed.Senac; “Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade”, Ed.Senac (em andamento); "Olhos da Vida", Ed.Pensieri; e “Coleção Reino dos Sonhos”, Ed.CLA

• Lançou em setembro/2017 a 10ª edição do livro: “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Ed.Thomson/Meca, incluindo a nova Lei sobre Terceirização (14.429 – 31/03/2017) e a Lei da Reforma Trabalhista – CLT (13.467 – 13/07/2017);

• Foi Deputado Estadual (1995/1999).

• Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico da Estância de Atibaia (2013 a 2016).

• Prêmio ONU de Sustentabilidade/2012 (Rio+20) como um dos Líderes Sustentáveis Globais.

 

Lívio Giosa

Presidente

CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial

 

CURSO INTENSIVO DE SUSTENTABILIDADE

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CURSO INTENSIVO DE SUSTENTABILIDADE

 

A sustentabilidade é a palavra em voga no mundo empresarial, diante deste cenário, o Curso Intensivo de Sustentabilidade irá discutir os pilares da sustentabilidade de modo a identificar os processos de gestão existentes na organização – voltados para as práticas sociais, ambientais e econômicas.

 

Objetivos:

• Discutir os pilares da sustentabilidade e identificar seus processos de gestão nas organizações

 

Público-alvo:

• Profissionais das áreas de Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Recursos Humanos, Relações Institucionais das empresas;

• Profissionais de ONG’s em geral.

 

Conteúdo Programático:

• Sustentabilidade: uma visão além do nosso tempo:

  • Introdução do tema;
  • Histórico da sustentabilidade;
  • Conceitos principais;
  • Sustentabilidade como uma ação atemporal;
  • A empresa, as pessoas, o meio ambiente e a sustentabilidade;
  • A economia de baixo carbono.

• O triple bottom line + Gestão Corporativa:

  • A sustentabilidade através do viés social;
  • A sustentabilidade através do viés ambiental;
  • A sustentabilidade através do viés financeiro;
  • O papel da governança na sustentabilidade.

• O governo e a sustentabilidade: como assumir uma nova postura de política pública:

  • O governo na ação social;
  • O governo na ação ambiental;
  • As políticas públicas e o papel do governo;
  • Os municípios sustentáveis;
  • As leis vigentes e seus efeitos sobre a sociedade.

• O olhar estratégico da sustentabilidade:

  • O levantamento das necessidades empresariais;
  • Realizando o planejamento estratégico da sustentabilidade;
  • Integrando e motivando as pessoas para a sustentabilidade;
  • A sustentabilidade não é só discurso;
  • Os indicadores da sustentabilidade corporativa.

• A sustentabilidade gerando valor para a empresa:

  • Sustentabilidade: a nova virtude empresarial;
  • Os stakeholders e a sustentabilidade;
  • Rede de fornecedores sustentáveis;
  • O colaborador sustentável e o seu papel dentro das empresas;
  • Os bosques urbanos integrando todos os conceitos;
  • A influência das Leis Vigentes nas atividades empresariais.

• O marketing da sustentabilidade:

  • Marketing de causa: mais do que a causa, a consciência:
  • Produto/ serviço ou ação sustentável?
  • Imagem valorizada pelo marketing ou apenas uma comunicação de mídia?
  • Cartilha e folder como modelos de comunicação.

• O reconhecimento da sustentabilidade:

  • A percepção do consumidor/ cliente;
  • A percepção do mercado através do ISE e do IGC;
  • As certificações existentes (Leed/ Selo Sustentax/ etc);
  • As normas existentes;
  • Tendências e aplicação: os novos setores sustentáveis da economia;
  • A Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social e Práticas Sustentáveis nas Empresas.

 

Palavras-chave: Sustentabilidade; Gestão corporativa; Triple bottom line.

 

 

 

Terceirização: uma Abordagem Estratégica Focada em Resultados

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Terceirização: uma Abordagem Estratégica Focada em Resultados

 

Estratégias e ferramentas relacionadas à Terceirização e suas aplicações em empresas e nas organizações públicas, segundo a nova legislação.

 

Apresentação

Cada vez mais, as práticas da Terceirização estão sendo utilizadas pelas organizações, tanto empresariais quanto nos órgãos públicos. Neste momento, a nova Lei da Terceirização acaba de ser aprovada definindo as responsabilidades de todos os envolvidos. Por isso, este encontro trará aos participantes abordagens estratégicas e atuais para aperfeiçoar a gestão da sua empresa ou organização social e pública.

 

Debateremos questões como:

• A Terceirização ainda é uma ferramenta moderna de gestão?

• Qual o Estado da Arte da Terceirização?

• Como aplicar um modelo inovador de Planejamento Estratégico específico para a gestão (interna e externa) de terceiros.

• Como minimizar os riscos?

• A nova Lei da Terceirização e os impactos no mercado.

 

Conteúdo Programático:

• Terceirização: a nova visão estratégica, com resultados;

• Plano Estratégico de Terceirização (PET) para empresas e organizações públicos;

• Compatibilizando a redução de custo com qualidade no processo de execução da prestação de serviços;

• O processo de contratação de serviços terceirizados;

• O contrato de prestação de serviços como instrumento formal de acompanhamento do processo de Terceirização;

• Como definir os critérios de contratação de uma empresa de prestação de serviços;

• A parceria eficaz: cumprindo o seu papel na prestação de serviços terceirizados;

• Como identificar os critérios de avaliação de desempenho das empresas na execução dos serviços contratados;

• A aplicação da Terceirização em serviços especializados;

• A visão gerencial e as novas bases legais da Terceirização - Lei 13.429 (31/03/2017) e Lei da Reforma Trabalhista – CLT 13.467 (13/07/2017).

• Estratégias de Terceirização, indicadores de desempenho, auditoria em contratos de serviços terceirizados;

• As vantagens e os fatores restritivos da Terceirização;

• Estudos de caso.

 

Curriculum

• Foi o introdutor do tema “Terceirização” no Brasil, em 1989/1990.

• Coordenador da “Pesquisa Nacional sobre Terceirização nas Empresas”, organizada pelo CENAM - Centro Nacional de Modernização Empresarial (6ª edição).

• Idealizou a Política Nacional do Setor Serviços (1993), como Secretário Geral do MICT – Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.

• Elaborou as alterações e as propostas finais do Enunciado 331, junto ao Tribunal Superior do Trabalho, em 1994 em Brasília ajustando, com isto, a contratação de serviços terceirizados pelo poder público.

• Colaborou tecnicamente junto ao Congresso Nacional, na Tramitação da Lei 13429/2017 recém aprovada.

• Como Presidente do CENAM - Centro Nacional de Modernização Empresarial, é correspondente na América Latina do O .I. - Outsourcing Institute, com sede em New York.

• É autor de inúmeros artigos sobre Terceirização (Revista Exame, Jornal Estadão, dentre outros), suas aplicações e conceitos.

• Autor dos livros: “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência”, Ed.Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Ed.Senac; “Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade”, Ed.Senac (em andamento); e "Olhos da Vida", Ed.Pensieri.

• Lançou a 10ª edição do livro: “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Ed.Meca, incluindo a nova Lei sobre Terceirização (14.429 – 31/03/2017) e a Lei da Reforma Trabalhista – CLT (13.467 – 13/07/2017);

• É professor convidado da Universidade de Belgrano (Buenos Aires, Argentina); Universidade École de France (Paris, França); Universidade Bocconi (Milão, Itália), New York University e University of Central Flórida (USA) para proferir palestras sobre Gestão Estratégica.

• É professor titular da FAAP no curso de Pós-Graduação: “Gerente de Cidades”, na cadeira Modernas Técnicas de Gestão e Terceirização”.

• Foi Deputado Estadual (1995/1999).

• É Presidente Executivo da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil

• É Presidente do Instituto da Terceirização

 

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

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Disciplina: DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL

 

 

Carga Horária: 6 horas

 

Objetivo:

 

Disseminar os conceitos de Sustentabilidade alinhadas às Políticas Públicas Municipais de modo a se buscar equilíbrio de arrecadação com qualidade ambiental e equilíbrio social.

 

Programa:

 

  •  Conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Local Sustentável
  •  A visão urbana do Desenvolvimento Local Sustentável:

 • O cumprimento das Metas do Milênio

 • A mobilidade urbana e o apoio às pessoas com deficiência

 • As redes sociais e as Comissões Sociais

  •  As políticas públicas gerando o conceito de “município sustentável”
  •  O tripé sustentável e as alianças estratégicas: poder público, iniciativa privada e       Organizações Não Governamentais (ONG’s)
  •  Indicadores de Sustentabilidade municipais
  •  Os 10 (dez) princípios que norteiam o Desenvolvimento Local Sustentável

 

 

Implantação de políticas de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade na Gestão dos Negócios

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1. Público-Alvo

 

Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em Sustentabilidade. Inclui Diretores, Gerentes, Supervisores e Chefes de planejamento, execução e controle de atividades relacionadas com Sustentabilidade, bem como profissionais atuantes nas áreas de Administração Geral, Educação, Saúde, Logística, Produção, Setor Público, Terceiro Setor etc.

 

 

2. Ementa

Responsabilidade Social: os valores da empresa ética e cidadã e a visão estratégica. As transformações da sociedade e do mundo. Os quatro pilares da Transformação. Conceito de Responsabilidade Social. A inteligência social repercutindo nas atitudes de vanguarda das empresas. Consumo Consciente. Cidadania empresarial e Terceiro Setor As relações das empresas com as ONG’s. Conceito de Sustentabilidade. Planejamento Estratégico da Responsabilidade Socioambiental e da Sustentabilidade. Impactos da Sustentabilidade na Gestão dos Negócios. Como desenvolver políticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos Negócios. A nova cultura sustentável.

 

3. Carga horária total

8 horas

 

 

4. Objetivos

A sustentabilidade é a palavra em voga no mundo empresarial, diante deste quadro discute-se os pilares da sustentabilidade de modo a identificar os processos de gestão existentes na empresa voltados para as práticas sociais, ambientais e econômicas.

 

5. Conteúdo programático

 

• Responsabilidade Social: os valores da empresa ética e cidadã e a visão estratégica.

• As transformações da sociedade e do mundo.

• Os quatro pilares da Transformação.

• Conceito de Responsabilidade Social Corporativa.

• A inteligência social repercutindo nas atitudes de vanguarda das empresas.

• Consumo Consciente.

• Cidadania empresarial e Terceiro Setor: as relações das empresas com as ONG’s.

• Conceito de Sustentabilidade.

• Planejamento Estratégico da Responsabilidade Socioambiental e da Sustentabilidade.

• Impactos da Sustentabilidade na Gestão dos Negócios.

• Gerando o comprometimento com a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social através das políticas.

• Como desenvolver políticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos Negócios.

• Disseminando a nova cultura sustentável internamente, através das políticas.

 

 

6. Metodologia / Estratégias de ensino

Exposição dialogada será o meio de comunicação usado, dando suporte aos debates, discussões e dinâmicas de grupo;

Estudos de caso, jogos e exercícios teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso.

 

 

7. Recursos utilizados

Computador, com data-show, quadro branco, pincéis atômicos e flip chart. De preferência, microfone sem fio ou microfone de lapela.

 

8. Currículo

Lívio Giosa: Consultor renomado e Sócio-Diretor da G,LM Assessoria Empresarial Ltda.; Administrador de Empresas com especialização em "Business Administration" pela New York University; Presidente do Instituto PNBE de Desenvolvimento Social; Vice-Presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil; Criador e Coordenador Geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Social; Diretor do Top Social; Coordenador da Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social nas Empresas; Idealizador do  "Diálogos Sociais" (parceria da ADVB e o Jornal "Folha de S.Paulo"); Prof. Universitário nos Cursos de Graduação, Especialização e Pós-Graduação (USP, FAAP, FAESP e UNISA); Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização; Diretor Geral da FBM – Fundação Brasileira de Marketing; Autor dos Livros: “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Editora Thomson/ Mecca, 8ª edição; “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência, Editora Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Editora Senac e  "Olhos da Vida", Editora Pensieri.

 

 

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

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Carga Horária: 9 horas

 

Objetivo:

Desenvolver o conhecimento do gestor público sobre o “estado da arte”da aplicação dos conceitos e práticas de Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Sustentabilidade, de modo a definir políticas públicas baseadas, também, nas pressões da sociedade e das organizações internacionais.

 

Programa:

 

 • Responsabilidade social: os valores da organização ética e cidadã, e a sua visão estratégica

 • As mudanças da sociedade: da filantropia à Responsabilidade Social e à Sustentabilidade

 • Ética e cidadania construindo os novos valores na sociedade e nas organizações

 • As políticas públicas sociais e a participação das organizações na ação social-local

 • O Plano Estratégico Social: como definir os valores da ação socialmente responsável

 • Como viabilizar um programa de ação social:

• A SA 8.000 (ambiente interno)

• As relações com a comunidade (ambiente externo)

 • Os voluntários-internos: motivando a alma da organização pública

 • A visão da comunidade frente a Responsabilidade Social

 • Como desenvolver Indicadores para os Projetos Sociais

 • O marketing social avançando na valorização da imagem institucional

 • As relações do poder público com as empresas e com as ONG’s: como garantir a metodologia dos programas sociais

 • Balanço Social Público: comunicação oficial para a sociedade

 • A Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social: novos paradigmas e resultados

 

Professor responsável:  Prof. Lívio Giosa

 

Professores para o Módulo:

 • Prof. Lívio Giosa

•  Prof. Antonio Carlos Cassarro

• Prof. Augusto Roque

• Prof. Wallid Haddad

 

Bibliografia básica:

 

ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo, Editora Saraiva, 2002

 

KARKOTLI, Gilson; ARAGÃO, Sueli Duarte. Responsabilidade Social – uma contribuição à gestão transformadora das organizações. Petrópolis. Vozes, 2005

 

MIRANDA, Gabriela de Paula Cidade. Responsabilidade Social Corporativa e Marketing Social: uma reflexão para um novo tempo. Responsabilidade Social das empresas. São Paulo: Petrópolis, 2003

 

Bibliografia complementar:

 

ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de; WHITAKER, Maria do Carmo; RAMOS, José Maria Rodriguez. Fundamentos da ética empresarial e econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

 

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial. Rio de Janeiro, Qualitymark Editora, 1999.

 

BICALHO, Aline et al. Responsabilidade Social das Empresas e Comunicação. Responsabilidade Social das empresas. São Paulo: Petrópolis, 2003.

 

Lívio Giosa: Consultor renomado e Sócio-Diretor da Netcommerce Marketing e Eventos Ltda; Administrador de Empresas com especialização em "Business Administration"   pela New York University; Presidente do Instituto PNBE de Desenvolvimento Social; Vice-Presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil; Criador e Coordenador Geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Social; Diretor do Top Social; Coordenador da Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social nas Empresas; Idealizador do  "Diálogos Sociais" (parceria da ADVB e o Jornal "Folha de S.Paulo"); Prof. Universitário nos Cursos de Graduação, Especialização e Pós-Graduação (USP, FAAP, FAESP e UNISA); Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização; Diretor Geral da FBM – Fundação Brasileira de Marketing; Autor dos Livros: “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Editora Thomson/ Mecca, 8ª edição;         “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência, Editora Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Editora Senac e  "Olhos da Vida", Editora Pensieri. Ocupou vários cargos na administração pública, dentre eles: Diretor de Desenvolvimento do CEAGESP-SP; Diretor de Administração e Vice-Presidente da Eletropaulo; Secretário Nacional do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços; Membro do Conselho da Prodesp; Membro do Conselho da CESP; Foi introdutor, no Brasil, do Programa de Terceirização na Eletropaulo, como exemplo de aplicação do setor de energia; Foi idealizador do programa de políticas públicas do Setor de Serviços no Brasil; Foi Deputado Estadual por São Paulo e idealizador das Leis que criaram: o Simples Paulista, o Poupatempo, o Dia Estadual contra a Violência, o Banco do Povo Paulista, o Programa contra a venda e uso indiscriminado de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.

 

 

Responsabilidade Social e Sustentabilidade na Gestão Pública

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Qual o objetivo do curso?

 

A sustentabilidade é a palavra em voga no mundo empresarial e público. Diante deste quadro, discutem-se os pilares da sustentabilidade de modo a identificar os processos de gestão existentes nas organizações em geral e no ambiente público, voltados para as práticas sociais, ambientais e econômicas.

 

A quem se destina?

Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em sustentabilidade. Incluem dirigentes em cargos de chefia e direção de organismos públicos (executivo e legislativo), bem como Secretários Municipais, Coordenadores, Vereadores e Presidentes de Câmeras Municipais, Terceiro Setor etc.

 

O que você vai aprender?

1- Responsabilidade Social

- os valores da organização ética e cidadã

- visão estratégica

2- As transformações da sociedade e do mundo

3- Os quatro pilares da transformação

4- Conceito de Responsabilidade Social e suas aplicações

5- A inteligência social e a repercussão nas atitudes de vanguarda das atividades públicas

- Bolsa Social e as PPP’s Sociais

6- Consumo consciente

- conceito e exercícios

7- Cidadania empresarial e Terceiro Setor

- as relações virtuosas das empresas com as ONG´s e o poder público

8- Conceito de Sustentabilidade

9- Planejamento Estratégico da Responsabilidade socioambiental e da Sustentabilidade na ação pública

10- Impactos da Sustentabilidade na Gestão dos Municípios

11- Gerando o comprometimento com a sustentabilidade e a Responsabilidade Social através das políticas públicas

- o Município Sustentável

12- Aplicação, modelos, procedimentos e indicadores

13- Disseminando a nova cultura internamente, através dos agentes municipais sustentáveis

 

Docente

 

Lívio Giosa

 

- Administrador de Empresas com especialização em "Business Administration" pela New York University

- Consultor de Empresas e Sócio-Diretor da GLM Assessoria Empresarial S/C Ltda.

- Fundador e Presidente do CENAM - Centro Nacional de Modernização

- Coordenador do PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais

- Vice-Presidente da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil

- Coordenador Geral do IRES - Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental

- Secretário Executivo do COEP - Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida

- Vice-Presidente da ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade

- Professor Universitário dos cursos Pós-Graduação (FAAP, FGV, USP)

- É professor convidado da Universidade de Belgrano (Buenos Aires, Argentina); Universidade École de France (Paris, França); Universidade Bocconi (Milão, Itália), New York University e University of Central Flórida (USA);

- Presidente do Conselho do CNDA - Conselho Nacional de Defesa Ambiental - CNDA

- Membro do Conselho do Instituto São Paulo Contra a Violência

- Membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania

- Palestrante renomado e articulista do Jornal “Folha de S.Paulo”, Revista Exame, Revista

 

 Prefeitos & Gestões

- Autor dos Livros: “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Editora Thomson/Meca, 9ª edição; “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência”, Editora Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Editora Senac; “Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade”, Editora Senac (em andamento); e  "Olhos da Vida", Editora Pensieri

- Autor da Lei criando as APA’S (Áreas de Proteção Ambiental) e da Lei criando o Índice Paulista de Responsabilidade Social

- Homenageado com o Prêmio ONU/PNUMA de Sustentabilidade/2012 (Rio+20)como um dos dez maiores líderes em Sustentabilidade

- Exerceu o cargo de Deputado Estadual por São Paulo (1995/ 1998)

 

 

 

PALESTRA: TENDÊNCIAS DO MARKETING PARA O VAREJO

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*Prof. Lívio Giosa

 

• As transformações do mundo e a nova lógica empresarial

• Os novos paradigmas da administração no varejo e o papel do marketing

• O Planejamento Estratégico Mercadológico como fator alavancador dos negócios no Varejo

• Propriedades da Gestão de Talentos

• Qual é o jeito tradicional de conquistar, fidelizar e manter clientes?

• A Sustentabilidade e o consumidor consciente influenciando o marketing do varejo

• Os 4 P’s do Marketing Social voltados ao varejo

• As Grandes Sacadas de Marketing no Varejo

• As tendências do Marketing para o Varejo

 

 

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