LÍVIO GIOSA

LÍVIO GIOSA

O Processo de Transformação, a Ética e a Sociedade Atual

* Lívio Giosa

 

Estamos vivendo um momento de “Choque de Ética” no Brasil.

A crise de valores é percebida por todos e em todos os ambientes.

A “anti-ética na política” dá um show de desilusão na sociedade, com ampla divulgação através dos veículos de comunicação, levando a dúvidas de comportamento desta nossa sociedade.

 

O que nos resta fazer, então?

Este olhar conjuntural dos últimos episódios do dia a dia brasileiro não consegue ocultar o grau do processo de transformação por que passa a sociedade brasileira.

 

Felizmente essa onda gigante transformatória, “tsunamicamente” forte, vem em nossa direção e nos atinge e a nós se mistura, engrossando substancialmente o caldo da mudança...

E, por ser contemporânea, muitos ainda não a percebem.

Podemos, então, identificar que o fio condutor deste processo de transformação está baseado em quatro vetores básicos a saber:

 Vetor Macroeconômico;

 Vetor da Sociedade propriamente dita

 Vetor do Terceiro Setor

 Vetor da Responsabilidade Socioambiental

Sob este foco, surgem, heroicamente, no dicionário cotidiano da vida da sociedade brasileira, três palavras-chave que comandam estas ações de mudança.

 

São elas: ÉTICA, CIDADANIA e PARTICIPAÇÃO.

Os exemplos de sua aplicação, por si só, já explicam suas influências no nosso dia a dia.

Senão, vejamos:

 

Ética:

• Cada vez mais, e em todos os cursos universitários, a disciplina Ética está presente no curriculum;

• O Código de Ética passou a ser o projeto mais importante implantado nas empresas, definindo a sua missão, valores, princípios, regulando as linhas de atuação comportamental dos seus colaboradores junto aos Stakeholders (públicos com os quais a empresa se relaciona) e de suas relações institucionais;

• No relacionamento comercial, a empresa procura manter-se eticamente responsável, posicionando seu produto ou serviço de maneira sempre correta perante o seu cliente/consumidor incluindo a.;

• Da mesma forma, firma-se a postura de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, caso a produção ou comercialização dos produtos possa afetar esta atitude;

• Entregar corretamente o que se compromete, o que está na sua publicidade, o que está inscrito na embalagem. É a empresa eticamente responsável, “cobrada” assim pelos seus clientes;

• Modelagem de Compliance que amplifica esta visão.

 

Cidadania:

• Com mais educação, a população obtém mais conhecimento e se posiciona com um perfil mais crítico.

Assim, busca seus direitos, cobrando-os das empresas e autoridades públicas. Mas, também, conecta-se com os deveres inerentes às boas práticas cidadãs.

• O Código de Defesa do Consumidor passou a ser o instrumento que define exatamente esta relação, valorizando e garantindo os direitos da sociedade.

À empresa resta cumprir o Código à risca. Organizações “eticamente irresponsáveis” são denunciadas diariamente e acabam não se sustentando nos seus negócios.

 

Participação:

• O Terceiro Setor se multiplica no Brasil. Inúmeras ONG’s (Organizações Não Governamentais) se instalam, se formam através da sede de participação da sociedade, que assume o papel da transformação através dos seus atos e atitudes em prol do Coletivo.

Portanto, esta nova ordem penetra na sociedade e dá o tom estrutural, concreto, da verdadeira ação inclusiva e permanente de transformação que atinge o nosso país e nos sustenta.

Com ânimo e, ainda, com o mínimo de esperança que nos resta, somente as atitudes do bem nos levarão a completarmos o ciclo virtuoso das relações éticas entre todos os seus agentes envolvidos, reforçando o conveito primordial da cidadania.

 

 

 

* Lívio Giosa – Presidente Executivo da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil;

Coordenador Geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental; Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial.

 

 

fale COM O LÍVIO GIOSA

Preencha e envie o formulário abaixo, logo em seguida faremos contato com você.

Submitting Form...

The server encountered an error.

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

copyright    by liviogiosa.com.br -  2018                                                                                           Web Design - AleHost

ENDEREÇO

Rua Tutóia , 324 - Conjunto 10 - Paraíso  - São Paulo  SP - CEP : 04007-001

 

TELEFONE:

(011) 3887-8485